Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

A meia maratona de Lisboa!

E ontem foi o dia da meia-maratona de Lisboa (da Ponte 25 de Abril). Já vos tinha dito aqui que não tinha grandes expectativas para esta meia-maratona e que o objectivo este ano era apenas terminar com um tempo razoável (quem diz razoável, para mim seria abaixo das 2h06m vá)!

Gostava muito de um dia conseguir atingir a marca das 2h ou 1h59m (nem peço muito!) mas sabia que não ia ser este ano por diversas razões... porque treinei muito menos que no ano passado, corri 3 vezes 15km nos últimos fim-de-semana antes da prova e mais umas corriditas. Isto porque me tenho dedicado mais ao Crossfit (se não sabem o que é leiam aqui). Para ajudar coincidiu também estar naqueles "dias" e as mulheres que correm sabem bem como isso afecta na corrida. Com tudo isto o objectivo era mesmo fazer a prova o melhor possível sem stressar com o resultado e tentar divertir-me! Para além disso ia ter a companhia da minha amiga "S", que me acompanhou nos treinos e que também me acompanhou nos "dias" difíceis, até parece que combinámos!

blog meia.jpg

O dia era suposto começar às 7h30m, pelo menos era a hora a que o despertador ia tocar, mas começou bem mais cedo com aquele nervoso miudinho que não me deixou dormir a partir das 6h e pouco...  O pequeno-almoço é sempre uma refeição muito imporante, mas mais ainda antes de uma corrida de tanto tempo e que deve ser feito 2h a 2h30m antes, e que consistiu em pão de malte (do pingo doce) com queijo light e fiambre de peru + banana com canela + mokambo. A roupa já tinha ficado preparada do dia anterior, não convém perder tempo no dia a decidir o que vamos vestir! Basicamente para esta corrida foram uns calções nike, ténis nike, top holmes place, blusa lidl (que não está na foto mas muito porreirinha e foi bastante barata!) e meias de compressão (não sei a marca) que me ajudam bastante e me dão conforto especialmente nestas corridas mais longas.  Não podia faltar também o ipod (correr sem música não dá!) e o nike+ sportwach GPS para controlar os km's, tempo, calorias, etc. Barrinha e gel energético no bolso, e bora lá correr 21km!

Apanhámos o comboio das 8h55m em Entrecampos e pouco depois das 9h30m já estávamos no tabuleiro da ponte a comer a nossa barrinha energética e à espera da hora da partida que foi às 10h30m. Esta é a parte que me chateia mais, toda a logística e tempo até chegar à ponte e aquele tempo de espera pela hora da partida, aquele nervoso miudinho misturado com ansiedade!

10h30m - Partida! Como sempre até chegar à linha da partida passam sempre uns 3 ou 4 minutos devido à quantidade de pessoas que temos à frente. E aí vamos nós!

O tempo apesar das previsões de chuva estava razoável, calor que permitia correr sem casaco (demasiado calor até ao fim de uns quantos km's), nada de chuva e algum ventinho. 

Quem já fez esta meia-maratona sabe que os km's em cima da ponte não são fáceis devido à quantidade de gente quantidade de gente em cima do tabuleiro, é um zig zag constante! Este ano esse zig zag não se ficou só pelo tabuleiro mas senti-o durante quase toda a corrida devido à quantidade de participantes na prova, o que tornava mais difícil tentar manter um ritmo constante. O tempo que se perde nos abastecimentos também é maior, mas o truque é não ir logo às primeiras mesas de abastecimento onde se encontra o maior aglomerado de gente, e depois é pegar na água e seguir porque temos tempo de beber e refrescar no km seguinte. Quando digo refrescar é literalmente despejar a garrafa pela cabeça, ajuda bastante com o calor acreditem!

Antes da prova tinha pensado que o ritmo rondaria os 5'50, 5'55 por km, tendo em conta os treinos que tínhamos feito de 15km's mas nos primeiros km's apercebi-me que estávamos com um ritmo mais elevado mais ou menos por volta dos 5'45/km. Os primeiros 10 km's de uma meia-maratona são muito importantes, se chegarem aos 10 km's muito cansados o resto da prova vai ser muito complicada, por isso o melhor é gerir muito bem o esforço na primeira metade da prova. Quando cheguei ao km 10 ia com 57min e não me sentia cansada, sentia-me bem e com pulmão e pernas para seguir no mesmo ritmo. Aqui comecei a pensar que se calhar ia conseguir fazer um tempo melhor do que tinha pensado inicialmente, próximo até do tempo do ano passado (2h02m)... e não é que consegui bater o meu recorde pessoal em 1 min?! Ah pois é, tempo total de 2h01m!!!! Yuppieee!!! Fiquei muito contente e com um enorme sentimento de realização pessoal. É por isso que adoro correr :-)  E só posso concluir que o Crossfit ajudou muito e que tem feito muito mais pela minha condição física do que eu já pensava que tinha feito! 

Um obrigada muito especial à minha amiga "S" pela companhia e pelo esforço em me acompanhar nesta corrida <3

10949763_10202246998054791_8733011446312560094_n.j

certificado.jpg

Primeira foto é do Nike+: Tempo final: 02:01:46; Ritmo: 5'43''/km; Calorias: 1080. Segunda foto é o diploma do site oficial da meia maratona!