Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

A tapioca!

13557862_1065026916884470_650761242155354134_n.jpg

 

 

Partilhei há duas ou três semanas no instagram e no facebook esta tapioca que me trouxeram do Brasil!

Já há muito tempo que vou vendo nos blogs fit falar da tapioca mas nunca tinha experimentado, por isso fiquei muito entusiasmada quando recebi esta embalagem de tapioca vinda directamente do Rio de Janeiro :-) 

 

A tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca. Fécula de mandioca, polvilho doce, que já falei aqui no blog (vejam aqui), ou tapioca desidratada é tudo a mesma coisa. 

A tapioca é isenta de glúten, não tem gordura, tem baixo teor de sal e é rica em hidratos de carbono de fácil digestão.

 

Para preparar a tapioca é preciso que antes disso ela seja hidratada, ou seja, é preciso juntar água à fecula de mandioca ou polvilho doce. Esta tapioca que me trouxeram, como podem ver na imagem, já vem desidratada e por isso já está pronta para fazer a famosa tapioca.

 

Ainda não fui confirmar fisicamente (só vi no site), mas diz que se consegue encontrar tapioca hidratada no Jumbo. Outra alternativa, caso não consigam comprar tapioca desidratada, é comprar polvilho doce que já existe à venda em vários supermercados, e hidratar. Para isso basta procurar como o fazer na internet, há imensos posts e vídeos no youtube a explicar!  

 

Depois da goma desidratada fazer a tapioca é muito simples, basta aquecer bem uma frigideira (não precisa de gordura), colocar a quantidade pretendida (fiz 3 colheres de sopa) e espalhar bem com uma colher até cobrir o fundo e de forma a não ficar com buracos (ou muitos vá!). Rapidamente a tapioca começa a ganhar consistência, e assim que a consigam soltar da frigeira podem virar de lado e está pronta em 2 ou 3 minutos!

 

O recheiro pode ser o que quiserem, experimentei uma versão doce e uma salgada. 

 

Tapioca com banana, canela e mel, adorei esta!

13606910_1067934976593664_8156003369942901058_n.jp

 

Tapioca com ovos mexidos, a quantidade de tapioca vs ovos não correu muito bem mas foi a primeira que fiz :-)

IMG_4696.JPG

 

 

2 comentários

Comentar post