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Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

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Alimentos que não podem faltar lá em casa!

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A pedido especial de uma leitora do blog aqui fica um post sobre os alimentos que não costumam faltar lá em casa, na minha dispensa ou frigorifico! A organização é fundamental para manter uma alimentação saudável e mais importante que ter os alimentos certos em casa também não ter aqueles que nos fazem cair em tentação, pelo menos assim funciona comigo :-)

 

 

Ovos 

Já devem ter reparado que nos últimos 2 meses os meus pequenos-almoços têm sido maioritariamente ovos, pelo que é um alimento que não pode faltar em casa. Outra coisa que também não falta lá em casa são as claras de ovo que uso muito para misturar aos ovos mexidos ou em receitas de panquecas, bolos, quiches, etc.

 

Verduras e legumes

Legumes é outro dos alimentos que não pode faltar em casa. Tento sempre ter legumes frescos mas como nem sempre é possível ou acabam antes de ter tempo de ir às compras tenho sempre embalagens de legumes congelados para quando é preciso.

Aqui fica a lista dos que mais utilizo: alface, rúcula, tomate, espinafres, brócolos, courgette, feijão verde e cogumelos (estes últimos não são legumes mas parece-me bem incluir nesta lista). 

 

Fruta 

Fruta é indispensável e começa pelas bananas que 90% das vezes são o meu pré-treino! 

De resto vou variando as frutas mas as que fazem mais vezes parte da minha lista de compras são: kiwi, frutos vermelhos, maças, peras, abacate, abacaxi, dióspiros, pêssegos, maracujás e ameixas. 

Geralmente tenho sempre frutos vermelhos congelados e outras frutas, que por vezes para não se estragarem congelo e depois faço gelados (podem ver algumas receitas aqui no blog).

 

Carne e peixe

Carne e peixe não podem faltar no congelador, nomeadamente carne de aves (frango e peru). A nível de peixe costumo quase sempre ter salmão e pescada. Atum ao natural em lata também faz sempre parte da dispensa!

Salmão fumado também costuma fazer parte da lista de compras. Assim como fiambre de peru sem lactose. 

 

Lacticínios 

Já falei aqui há algum tempo que praticamente que eliminei o consumo de alimentos com lactose da minha alimentação, como tal neste momento apenas costumo ter em casa iogurte de soja de coco.

Leite de vaca não bebo há muitos anos mas costumo ter em casa leite de aveia ou de amêndoa para usar em receitas. 

Em termos que queijos os únicos que costumo comprar são o Limiano menos 50% gordura ou o Terra Nostra que diz que não têm lactose, e queijo ricotta e mozzarela de bufala que apesar de terem lactose têm menos que os outros queijos. 

 

Frutos secos

Os frutos secos são excelentes em termos de nutrientes e apresentam muitos benefícios para a saúde. Em termos macro nutricionais, estes frutos têm um baixo conteúdo em água, sendo constituídos essencialmente por gordura, proteínas e fibras. Além disso têm muito poucos hidratos de carbono e quase nenhum açúcar. 

Frutos secos que tenho sempre na minha dispensa: amêndoas, nozes, cajus, avelãs e castanhas do brasil. 

 

Manteiga de amendoim e de amêndoa

As manteigas de frutos secos também nunca podem faltar, e são mesmo um vicio! A minha preferida é a da amêndoa mas também gosto bastante da de amendoim. Mas claro que são sempre 100% naturais, sem adição de açúcar. 

 

Sementes

Já falei aqui no blog de várias tipos de sementes e dos seus benefícios mas tenho sempre em casa sementes de linhaça, de chia, de girassol e de abóbora

 

Cereais e farinhas

Na categoria dos cereais o que nunca pode faltar na minha despesa são os flocos de aveia, a farinha de coco e farinha de amêndoa. São as que mais utilizo para fazer panquecas ou outras receitas de doces fit. No entanto também costumo ter farinha de alfarroba, farinha de milho, farinha de trigo sarraceno e polvilho doce.

Quinoa e mais recentemente o millet também fazer parte da minha despensa. 

Ultimamente devido ao plano nutricional que estou a seguir não tenho comido cereais, mas quando comia também não podiam faltar na minha dispensa, quer fosse muesli ou granola caseira ou de supermercado (das sem açúcar sempre, alguns exemplos aqui). 

 

Outros alimentos

Outros alimentos que nunca faltam lá em casa são:

  • Chás
  • Gelatinas 0% açúcar 
  • Mel
  • Gengibre - em pó que uso para temperos ou batidos e em raiz que uso no chás
  • Óleo de coco
  • Azeite e outros temperos - orégãos, tomilho, pimenta, etc
  • Chocolate preto mais de 70% de cacau - nem sempre tenho em casa mas quase sempre :-)

 

 Aqui fica umas fotos da minha dispensa e frigorifico! E sim tenho a "paranóia" de ter tudo (ou quase) tudo em frasquinhos :-)

 

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