Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Crossfit, o meu novo vício!

Como já tinha referido aqui comecei no final do ano passado a praticar Crossfit, e confesso que estou mais ou menos que.... "viciada"!!! (se é que posso usar esta palavra)

O meu primeiro contacto com o Crossfit foi no verão passado quando um colega de trabalho me convenceu a fazer um treino na quinta das conchas... e... minha nossa acabei o treino morta de cansaço mas gostei do desafio! Como sou bastante curiosa e já algum tempo que procurava diversificar no desporto e não fazer apenas corrida, comecei a pesquisar informação sobre o Crossfit e cheguei mesmo a fazer alguns exercícios em casa graças aos vídeos das "Dicas do Salgueiro" (se não conhecem procurem no youtube que vale a pena!)  
 
No final do ano passado descobri que existe uma Box de Crossfit (antes que perguntem, uma Box é um sítio certificado pela marca Crossfit para o treino da modalidade) pertinho de minha casa, o Crossfit Alvalade... decidi experimentar e adorei! Rapidamente me inscrevi e passados 3 meses estou a treinar 3 vezes por semana e ainda não houve ainda dia que tivesse ido treinar por obrigação e não porque me apetecia mesmo treinar! 
10410252_396733177154005_5055229925117006511_n.png
 
Mas afinal o que é o Crossfit e o que me deixou completamente rendida?!
 
Crossfit é um treino de força e condição física geral, baseado em movimentos funcionais constantemente variados em alta intensidade. Movimentos funcionais porque é baseado nos movimentos que usamos no nosso dia a dia como por exemplo agachar, correr, empurrar algo, puxar algum objecto, etc. Constantemente variados porque um treino nunca é igual ao anterior e para mim esta é uma das principais vantagens e motivações do Crossfit! 
 

O objectivo do Crossfit é desenv10346598_350482988445691_2220074238100144870_n.jpgolver e melhorar todas as nossas capacidades físicas: Resistência do sistema cardiorrespiratório, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Agilidade, Equilíbrio e Precisão.

O Crossfit aumenta a força, a capacidade cardiorrespiratória, a resistência muscular, a explosão, a velocidade, a autoconfiança e a energia. Melhora a flexibilidade, o equilíbrio, o tônus muscular, o desempenho em corridas de curta e longa duração. Reduz a percentagem de massa gorda e o stress.

 

 

Para quem procurava um desporto complementar à corrida que permitisse tonificar o corpo e ganhar mais massa muscular (e que não fosse musculação no ginásio, porque não tenho paciência para máquinas mesmo!) o Crossfit trouxe-me isso e muito mais! Para além de não haver monotonia nos treinos e de estes serem um desafio constante, o ambiente que se vive numa Box (ou pelo menos da de Alvalade que é a única que conheço) não tem nada a ver com o ambiente de ginásio, é espectacular! E o acompanhamento dos coaches é fantástico (coach é o treinador que acompanha o treino e que precisa de ser certificado para o fazer), isso é outra das razões que me faz gostar tanto do crossfit, porque se dá mais importância à técnica do que às cargas e isso é muito importante para evitar lesões. 

 

E sim o Crossfit é um desporto "puxado" fisicamente e há treinos em que acabamos deitados no chão "sem poder mais", mas acima de tudo é um constante desafio e superação pessoal na evolução que vamos vendo treino após treino. E não vale dizer que não consigo porque o Crossfit é mesmo para todos!! O treino e os movimentos são adaptados às capacidades de cada um.  Podia ficar aqui a "falar" durante horas sobre o Crossfit mas fica para outra altura :)

E agora devem estar a pensar mais ou menos isto... mas é mesmo assim!!! 

10898207_385285084965481_2536177471646239718_n.png

 

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post