Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Inspiração #1 - A primeira maratona!

A primeira maratona?! Calma, não vou fazer uma maratona, já vos contei algumas das minhas aventuras nas meias maratonas (vejam aqui) mas maratona acho que não tenho coragem, quem sabe um dia!

 

Admiro bastante pessoas determinadas e que lutam por um objectivo sem desistir dele, mesmo quando surgem alguns obstáculos, e quando soube que o meu amigo André ia fazer a sua primeira maratona comecei a pensar que era interessante partilhar um bocadinho da sua história e experiência na corrida aqui no blog :-)

 

 

Fala-me de ti e do teu passado com o desporto?

 
O André tem 28 anos e embora sempre tenha convivido com muita gente ligada ao desporto nunca levou a desporto a sério. Para além das normais aulas de educação física todos temos na escola, praticou futsal quando era miúdo, fez natação durante mais de 10 anos e tudo o resto foram experiências das quais desistiu ao fim de pouco tempo (como por exemplo Karaté)! 

 

Há 3 anos e meio inscreveu-se no ginásio por influência de colegas e amigos e porque começou a sentir necessidade de fazer algum exercício e deixar de ter uma vida tão sedentária. No ginásio apenas fazia aulas de grupo (cycle, body pump, total condicionamento, etc) mas nunca máquinas!

 

andrecorrida.jpg

 
Quando começaste a correr? E porquê? 
 
Participou em algumas provas com o pai há alguns anos, como por exemplo a primeira corrida do Benfica e algumas mini maratonas da ponte 25 de Abril mas sem nunca treinar.
 
Há um ano e incentivado pelo cunhado e pela namorada que sempre fizeram bastante desporto decidiu começar a correr. Coincidiu com o fim do período de fidelização do ginásio que acabou por deixar também também pelo facto de poder continuar a fazer exercício sem qualquer custo (é uma das vantagens de correr!) e ainda com a vantagem de ter o acompanhamento do cunhado que é corredor e fisioterapeuta!
 
Iniciou um plano de treinos definido pelo cunhado que consistia em realizar 1 a 2 treinos de corrida por semana e 1 treino funcional com exercícios de fisioterapia para evitar lesões, corrigir postura de corrida, etc.   
E embora tenha começado sem grandes objectivos rapidamente os primeiros resultados dos treinos surgiram quando na primeira prova dos 10km baixou o seu tempo dos 50 minutos!
 
Rapidamente o plano foi ajustado (2 a 3 treinos por semana de corrida mais o treino funcional que já fazia parte do plano anterior) já com o objectivo de correr a primeira meia maratona! Mas seguiram-se bastantes provas de 10km e algumas de 15km nas quais sentia cada vez mais os resultados dos treinos. 
A meia maratona acabou por acontecer apenas há 2 meses atrás, a Meia Maratona de São João das Lampas (mais conhecida pela São João das Rampas, por isso já podem imaginar que não deve ser uma prova nada fácil...) e o tempo foi bastante bom, 1h49m.
 
andremeia.jpg
  
 
E a maratona como surge? Porquê e quais os teus objectivos?
 
O cunhado já estava inscrito na maratona de Valência com o objectivo de melhorar a sua marca pessoal para menos de 3h. Há quatro meses e meio por brincadeira o André também se inscreveu na maratona! 
Quando lhe perguntei porque se tinha inscrito e quais os seus objectivos a resposta foi: "primeiro à maluca pela experiência, segundo com o objectivo de acabar e acabar bem (ou seja sem dores e/ou lesões) e terceiro e o menos importante mas que começa a ganhar algum peso à medida que os treinos vão evoluindo é o tempo de prova!"
 
"Se me inscrevi na maratona é para ir e cumprir o objectivo"
 
A expectativa é fazer entre as 4h15m e as 4h30m mas o treinador acha que o André consegue fazer abaixo das 4h :-) E sinceramente eu também! Mas como corredora percebo perfeitamente o objectivo que temos numa primeira prova deste género de apenas acabar e acabar bem!
 
 
Que tipo de treinos fizeste para a maratona?
 
Nestes últimos 4 meses o André fez mais de 60 treinos dos quais o mais longo foi de 35km.
O novo plano para a maratona passou a incluir mais um treino de corrida que era essencialmente de séries (treino de velocidade), ou seja passou a 3 a 4 treinos de corrida por semana mais o treino funcional, sendo um dos treinos de corrida de séries (velocidade) com o qual sentiu bastante evolução a nível de velocidade e que lhe permitiu melhorar bastante o seu tempo, por exemplo para 45 minutos nos 10km! 
  
 
Que mudanças sentiste com a corrida?
 
Evolução a nível físico e muscular, especialmente a nível das pernas que nunca foram tão musculadas e claro muito maior resistência. 
"Sinto-me mais vivo, sinto-me em forma!"
 
Surpreendentemente quando lhe perguntei "Gostas de correr sozinho?" acho que até me arrependi de fazer esta pergunta porque a resposta foi, e obrigada André pela sinceridade :) "Não gosto de correr! Estou a começar a gostar de correr 5km, 10km mas quando chego aos 15km já estou farto, mas o por-me à prova e querer superar os meus limites é mais forte!"  
 
 
E depois da maratona? Vais deixar de correr?
 
"Não vou deixar de correr, mas não quero fazer outra tão cedo! Quero estabilizar nos 10km e nas meias maratonas e iniciar-me no trail. Em 2016 quero intercalar a corrida em estrada com o trail. Ainda só fiz 2 treinos de trail mas o facto de ser menos monótono e também pelo contacto com a natureza dá-me mais motivação!"
 
Também gostava de se aventurar no Vertical running. Pessoalmente nunca tinha ouvido falar mas parece que são corridas em escadas de prédios. O objetivo é chegar ao topo do prédio no menor tempo possível onde a escadaria interna do prédio é a rua do atleta. Em Portugal apenas existe uma prova AquaShow de Quarteira.
 
 
E alimentação? Tens algum cuidado no dia a dia? E nos treinos e provas?
 
E não fosse este um blog também sobre alimentação não poderiam faltar esta pergunta!
Pois parece que no dia a dia até hoje o André tem cuidados zero com a alimentação! Temos que mudar isso :-) Mas aqui fica a promessa para depois da maratona de começar a ter cuidados com a alimentação pois acha que vai influenciar a sua condição física!
 
"Já senti melhorias com o exercício e acho que vou sentir ainda mais com a alimentação!"
 
Também ao nível dos treinos e provas Inicialmente não tinha qualquer cuidado com a alimentação antes, durante e depois da corrida. Quando iniciou o plano de treinos para a maratona, o treinador também lhe deu um plano de alimentação para treinos mais longos que foi sendo testado até estar preparado para a maratona. 
 
No pré-treino o André come hidratos de carbono na refeição anterior e 30 minutos antes uma dose de frutos secos para dar energia. Durante o treino há que ter atenção especial não só à alimentação mas também à hidratação pelo que de hora em hora ingere 0,5l de água. A alimentação para a maratona vai começar aos 45 minutos de prova com frutos secos e seguem-se de meia em meia hora barra de frutos, bolo energético (proteína e hidratos de carbono), banana e por fim hidrógel até ao final da corrida. No pós treino já sabemos que é bastante importante a ingestão de proteína para a recuperação muscular pelo que até meia hora depois toma um batido de proteína e a refeição seguinte é composta geralmente por carne ou peixe e brócolos.
 
 
 
A maratona é já este fim-de-semana dia 15 de Novembro e vou estar a torcer pelo André! Depois partilho com vocês o resultado :-)
 
"Se me inscrevi na maratona é para ir e cumprir o objectivo!"
 
Boa sorte André!!! 
 
 

marathon.jpg