Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Mudanças na alimentação #1

Há umas semanas quando partilhei que tinha feito algumas alterações na minha alimentação fizeram-me várias perguntas sobre o porquê de estar a fazer estas mudanças, se tinha ou tenho peso a mais, quais os meus objectivos com isso, etc, pelo que decidi contar um bocadinho da minha história com a alimentação e exercício físico!

 

Nunca fui propriamente gorda mas tive durante várias fases da minha vida alguns kilitos a mais, e sempre notei que não fazendo exercício e cometendo alguns excessos alimentares me era complicado manter o peso e não engordar. Cheguei a pesar 54kg em 2008 altura em parei de fazer exercício físico. Eu meço 1,53m por isso podem ver que apesar não poder dizer que era gorda acreditem que tinha uns kilos a mais!

Com o objectivo de perder peso comecei a tentar mudar alguns dos meus hábitos alimentares que de início passaram pela redução da quantidade de comida e o evitar de alguns excessos mas sem grandes outros cuidados. Isso, juntamente com o desporto (comecei a correr e voltei também ao ginásio) e massagens anti-celulite fez-me perder bastante volume e peso também. Cheguei a pesar 47kg até há bem pouco tempo!

 

No entanto e depois de já ter perdido alguns dos kilos a mais a minha alimentação não era sempre a mais correcta, por exemplo o meu jantar era regularmente cereais e iogurtes, o que está completamente errado! Hoje em dia isso já não acontece como podem seguir nas minhas refeições da semana. Nos últimos anos tenho vindo aos poucos a fazer outras alterações na minha alimentação, introduzindo novos alimentos e substituindo alguns alimentos por outros mais saudáveis. Com estas mudanças o meu peso tem sido estável, mais 0,5kg menos 0,5kg mas nunca passou disso. Ou seja encontrei o meu equilíbrio na alimentação e com prática de exercício físico, no fundo não foi uma dieta mas uma mudança de estilo de vida e dos meus hábitos alimentares que ficou e tem vindo a evoluir porque estamos sempre a aprender! Sim porque apesar de ter 47kg há cerca de 1 ano e pouco, eu era o que se chama muitas vezes de "falsa magra" pois a minha massa gorda era mais de 30%. 

 

Desde o início do ano passado que o meu objectivo não tem sido perder peso mas sim perder massa gorda, ganhar massa muscular e tonificar (“secar”).

 977d2197e0dfbe126136b47f413cbe2e.jpg

 

Anteriormente não fazia nenhum desporto que envolvesse trabalho de musculação, era sempre muito focado na parte do cardio, corrida ou aulas de ginásio (cycle, body jump, etc). No final do ano passado comecei a praticar Crossfit (vejam aqui) e desde então aumentei de peso, devido ao aumento da massa muscular. Infelizmente não tenho valores da percentagem de massa gorda antes de iniciar o Crossfit, os únicos valores que tenho foi quando fiz um workshop sobre o Paleo em Março e um desafio de seguir esta dieta durante 2 semanas e valor rondava os 30% (podem ver aqui e aqui os posts sobre o workshop e o resultado das 2 semanas de Paleo).

 

Recentemente e porque acho que tinha chegado a um "impasse" em que o meu conhecimento sobre alimentação não me podia ajudar mais no meu objectivo decidi fazer uma consulta com uma nutricionista! Na primeira consulta, há cerca de 1 mês apercebi-me que desde Março e embora tenha aumentado de peso (cerca de 2kg) baixei a minha massa gorda em 6%, o valor era então 24,8%!!! 

Obrigada Crossfit :-)

 

Entretanto e como puderam ver durante as últimas semanas fiz algumas alterações na minha alimentação devido ao plano nutricional que estive a seguir, que era essencialmente focado na ingestão de proteína e gorduras saudáveis e numa redução de hidratos de carbono. Basicamente tinha como objectivo desinflamar o organismo e ver como o corpo reagia a estas mudanças. Passaram apenas 4 semanas entre a primeira e a segunda consulta e tenho vos a dizer que não podia ter ficado mais contente com os resultados! Passado 5 dias notei logo pela roupa que tinha perdido volume e confirmei isso na balança (menos 1kg), embora aqui o peso seja o menos importa. Nestas 4 semanas perdi 3% de massa gorda (estou com 21,8%), 1,2kg de peso, 2cm de cintura, perímetro abdominal e coxa e aumentei 0,5kg de massa muscular.

Durante estas semanas continuei com os treinos de Crossfit (4 a 5 vezes por semana) que certamente também contribuíram para o resultado.

   

Nesta consulta o plano foi ajustado tendo em conta os resultados destas 4 semanas e o meu objectivo, e vamos ver como correm as próximas semanas :-)

 

88209e456ecb7513e2f7803d2f18e8e2.jpg

 

 

9 comentários

Comentar post