Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

O meu primeiro Trail!

IMG_2100.JPG

 

Já falei aqui em alguns posts sobre a corrida, como comecei a correr e a última prova que fiz, a meia maratona de lisboa. É verdade que no ano que passou me tenho dedicado muito menos à corrida por causa do Crossfit mas não deixei de correr e muito menos de gostar de correr! 

 

Embora já corra há alguns anos nunca tinha feito um trail e embora fosse algo que nunca me tivesse puxado muito, tinha alguma curiosidade de experimentar! Inclusive tenho alguns amigos que fazem e que há imenso tempo me andavam a dizer para ir experimentar.

  

Recentemente surgiu a oportunidade quando foi organizado na Box Crossfit Alvalade um trail de 10km no Monsanto para este fim de semana passado. Quando a actividade foi partilhada pensei logo que seria uma excelente oportunidade para finalmente experimentar, mas um domingo às 8h da manhã depois de uma semana intensa de treinos?! Já para não falar de trabalho... e fiquei na dúvida se teria vontade de sair da cama tão cedo a um domingo e pensei naquele momento que era melhor ficar para outra oportunidade. Mas a verdade é que fiquei a pensar naquilo e sábado quando fui treinar lá me decidi a inscrever!

 

Claro que quando no domingo o despertador tocou às 6h40m da manhã pensei que estava era maluquinha da cabeça :-) Mas lá fui! Mas quando meto uma na cabeça é para fazer e pronto e se me tinha inscrito ia e mais nada!

 

Apesar do vento não estava muito frio, e também não chovia, o que foi uma sorte dado o tempinho horrível que esteve nos dias antes. E pronto, às 8h da manhã já estava no ponto de encontro (parque de estacionamento do penedo) onde iniciámos o percurso. As únicas informações dadas foram que íamos fazer um percurso circular, ou seja que íamos começar e terminar no mesmo sitio, e para termos atenção onde púnhamos os pés para não cair... olha que bom pensei eu, com a tendência que tenho para "me atirar para o chão" isto vai ser bonito! Quem costuma correr comigo sabe do que eu estou a falar :-)

 

Depois do aviso claro que fui sempre com muita atenção para ver onde punha os pés, e houve alturas bem complicadas! Ora eram poças de água, ou lama que nos fazia escorregar (como se pode ver na foto pelo estado em que ficaram os meus ténis), ou raízes de árvores, etc. Tentei correr na maior parte dos 10km, mas em determinados sítios do percurso era impossível correr, subidas muito estreitas e com obstáculos. Outro momento que não consegui manter a corrida e tive que andar foi na subida que nos foi apresentada como a famosa subida do "cozido". Ora de cozido não tinha nada, era uma subida interminável e bastante íngreme. Mesmo assim consegui correr a subida quase toda, já não foi mau :-)

 

Como éramos um grupo grande e ninguém ia ficar para trás íamos parando depois das subidas para esperar por quem viesse mais atrás. Por um lado dava para recuperar um pouco o fôlego, mas não gosto muito de parar nas corridas e voltar a correr, parece que custa mais depois continuar.  

Mas também percebi que faz parte do trail, é um esforço mais inconstante do que a corrida em estrada e é muito importante ir gerindo o esforço mediante o percurso o que era um bocadinho difícil neste caso pois não fazia ideia do percurso que íamos fazer. Aliás cheguei a pensar a meio que se me perdesse por algum acaso do resto do grupo nem sabia voltar ao carro porque não fazia a mínima ideia de onde estava! 

 

Não contando com estas paragens demorei 1h20m a fazer os 10km's. Não foi muito bom mas para primeira experiência acho que também não foi mau :-)

 

Concluindo, gostei da experiência, mas o trail ainda não me convenceu, continuo a preferir correr em estrada porque sou mais fã de corridas onde o ritmo é mais constante!