Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Quais os melhores alimentos biológicos que podem comer?

E hoje um post um bocadinho diferente, feito em colaboração com a Zaask :-)

 

imagem 1.jpg

 

Hoje quero falar-vos de alimentos biológicos. Como sabem, um dos grandes objectivos deste blogue é promover um melhor estilo de vida e uma alimentação mais cuidada e equilibrada. E uma boa alimentação passa também pela escolha do que é biológico, uma tendência que tem crescido imenso nos últimos anos e que é aplaudida por qualquer nutricionista de referência!

 

Muitos ainda pensam que o consumo de alimentos biológicos é só mais uma moda que vai passar brevemente. Mas isso não é, de todo, verdade. O facto de serem produzidos a partir de uma agricultura que não utiliza nenhum tipo de químicos, faz com que estes alimentos fiquem livres de modificações na sua composição, o que torna a sua qualidade muito superior. Para além disso, são muito mais saudáveis e nutritivos, chegando mesmo a retardar e até a evitar alguns problemas de saúde.

 

Os principais e os melhores alimentos biológicos que devem consumir são:

 

Legumes e fruta

Ambos têm um crescimento e um amadurecimento natural, ficando sem água acumulada no seu interior, o que os torna bem mais saborosos e nutritivos.  

 

Carne

Proveniente de animais alimentados com rações biológicas e sem modificações genéticas, que crescem em pasto livre e que não são sujeitos a injecções com antibióticos ou hormonas. O consumo desta carne torna-se, assim, muito mais benéfica.

 

Lacticínios

Visto que os animais são alimentados com rações totalmente orgânicas e não são sujeitos a químicos que aceleram o seu crescimento, os lacticínios também vão ser bem mais saudáveis ao organismo humano. Para quem não seja intolerante à lactose claro.

 

Pão

O pão biológico é produzido com cereais biológicos, claro está, sem químicos e, em muitos casos, feitos com fermentos naturais. O trigo biológico ainda não é muito comum, daí existirem cada vez mais casos de intolerância ao glúten, devido à forte modificação genética a que este cereal está sujeito na sua produção.   

 

Apesar de serem mais caros e muitos terem um aspecto um pouco mais “feio”, comparativamente àqueles a que estamos habituados a ver nos supermercados, os alimentos biológicos valem muito a pena. Experimentem e vejam por vocês próprios os benefícios e o impacto positivo que este tipo de agricultura pode ter na vossa saúde! 

 

Fonte da imagem: Pinterest