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Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

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Algumas refeições da semana #29

Pequeno-almoço

 

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 Pão de centeio alemão com queijo fresco de barrar sem lactose (do continente) + banana com canela e manteiga de amêndoa

 

 

 

 

 

  

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Pão de centeio alemão com queijo limiano 50% menos gordura + dióspiro maçã com canela

 

 

 

 

 

 

 

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  Flocos de aveia com sementes de chia, manteiga de amendoim e leite de amêndoa. Ficou toda a noite no frigorifico e de manhã juntei kiwi e canela

 

 

 

 

 

 

 

  

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 Dióspiro com muesli (sem açúcar adicionado), canela e manteiga de amêndoa + iogurte natural magro sem lactose

 

 

 

 

 

 

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Pão de centeio alemão com queijo fresco sem lactose + maracujá com manteiga de amendoim

 

 

 

 

 

 

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Pão de centeio alemão com queijo fresco de barrar sem lactose + pêra com manteiga de amêndoa

 

 

 

 

 

 

 

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 Weetabix + iogurte de soja de coco + kiwi + sementes de chia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meio da manhã/lanche/ceia/etc

 

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Pipocas fit (receita aqui)

 

 

 

 

 

 

 

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 Iogurte natural magro sem lactose + mix de sementes (girassol, abóbora e goji)

 

 

 

 

 

 

 

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 Tostas integrais + fiambre de peru sem lactose

 

 

 

 

 

 

 

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 Corn flakes zero com iogurte natural magro sem lactose

 

 

 

 

 

 

 

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Iogurte de soja de coco com sementes de girassol, sementes de abóbora e arandos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jantar/almoço

 

 

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"Esparguete" de batata-doce com peru e brócolos (receita aqui)

 

 

 

 

 

 

  

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Salmão grelhado com brócolos e salada (opções fit no restaurante!)

 

 

 

 

 

 

 

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Frango com espinafres e frutos secos (nozes, amêndoas e avelãs)

 

 

 

 

 

 

 

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 Opções saudáveis no centro comercial no Vitaminas, salada com base de alface e rúcula com ovo cozido, salmão, espinafres, legumes grelhados e tomate cherry + chá verde detox

 

 

 

 

 

  

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 Restos de frango e espinafres com ovos mexidos (1 ovo e 2 claras) e frutos secos

 

 

 

 

 

 

 

Sem lactose #5

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Antes de deixar de alimentos com lactose, um dos queijos que comia por vezes era o Queijo Limiano menos 50% gordura. E

Embora não seja dos melhores queijos a nível nutricional devido à gordura que tem também não é dos piores. Os mais recomendados são os queijo frescos magros e os quark sem gordura

 

Quando deixei a lactose pensei que também iria deixar de comer o queijo limiano, até que uma amiga me chamou à atenção para o facto de estar escrito na embalagem que este queijo pode ser consumido por intolerantes à lactose.

Continuei a comer o queijo um bocadinho desconfiada confesso, mas segundo informação de uma leitora do blog, a Limiano confirma que o queijo é indicado para intolerantes à lactose!

 

No entanto não se esqueçam que este queijo deve ser comido com moderação devido à gordura que tem. 

  

A informação nutricional por uma fatia de queijo é a seguinte:

Calorias: 46, Proteína: 5g, Gordura: 3g

 

 

"Esparguete" de batata-doce com peru e brócolos

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Lembram-se do espirilizador? Hoje mais uma receita com este utensílio!

Até agora só o tinha usado com courgette, cenoura e pepino. Desta vez resolvi experimentar com batata-doce laranja!

 

Ingredientes (para 2 a 3 doses):

  • 1 batata doce laranja
  • 2 bifes de peru grelhados ou feitos no forno (também podem usar restos de frango assado por exemplo)
  • brócolos cozidos a gosto
  • sementes de abóbora e de girassol q.b

 

Retirar a casca à batata-doce e passar no espirilizador para ficar em forma de "esparguete". Colocar a batata-doce num recipiente que possa ir ao forno e temperar com tomilho, pimenta e um fio de azeite. Levar ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos.

 

 

 

 

Coisas fit que eu como #12

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Com elevado teor de proteínas e ricas em fibras, as lentilhas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como ferro e potássio. Estas leguminosas são ainda pobres em gorduras, sendo por isso um óptimo alimento para uma alimentação saudável.

 

Para quem não quer ter o trabalho de demolhar e depois cozinhar as lentinhas pode optar pelas Lentilhas Cozidas da Bonduelle

 

Uma lata de lentinhas com 130g contém 126 calorias, sendo 18g de hidratos de carbono, 8,3g de proteínas, 0,9g de gorduras (0,3g das quais saturadas) e 6,5g de fibras.

 

 

Panquecas de coco e alfarroba

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Mais uma receita de panquecas, desta vez de coco e alfarroba!

 

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de coco
  • 1 colher de sopa de farinha de alfarroba
  • 1 colher de sopa de linhaça
  • 3 claras de ovo (podem substituir por 1 ovo)

 

Misturar bem todos os ingredientes. Numa frigideira anti-aderente colocar um bocadinho de óleo de coco e colocar parte da massa dependendo do tamanho das panquecas que queiram fazer. Esta receita rende 3 panquecas pequenas. Deixar cozinhar uns 2 ou 3 minutos até conseguirem soltar a panqueca para a virar. Deixar estar o mesmo tempo do outro lado e está feito! 

 

Podem comer as panquecas simples ou juntar iogurte, fruta, sementes, frutos secos, etc. Nas fotos juntei iogurte natural magro (sem lactose) e maracujá, e noutra versão também com iogurte mas com kiwi.