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Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

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Ideias de snacks #1

O mais difícil por vezes numa dieta ou alimentação saudável é aquilo que comemos entre as refeições. É geralmente aqui que a maior parte das pessoas comete "asneiras" sem sequer se aperceber, achando que está a comer coisas saudáveis... são os iogurtes cheios de açúcar, as barras de cereais também elas cheias de açúcar e tantas coisas coisas.

Mas como não é fácil ter ideias e variar nos lanches criei esta nova rubrica no blog com sugestões de snacks!

 

A primeira sugestão é uma peça de fruta acompanhada de frutos secos! Não devem comer apenas a peça de fruta pois estão a ingerir apenas hidratos de carbono, neste caso juntamos uma fonte de gordura boa. Mas atenção à quantidade de frutos secos, não deve ser mais que a vossa mão fechada!

 

Por ser mais prático opto muito pelas maçãs (podem-se comer em qualquer lado!). Mas tento variar muito, especialmente no verão em que temos mais opções :-) Nos frutos secos também vou variando, desde nozes, amêndoas, avelãs, cajus, castanhas do brasil, etc

 

Alguns exemplos:

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Crepes de ovo e brócolos

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Para aproveitar uns brócolos que se iam estragar saíram estes belos crepes que deram uma bela refeição na praia!

 

Ingredientes para 4 crepes:

  • 2 ovos
  • 2 claras de ovo
  • 150g de brócolos cozidos

 

Triturar os brócolos, juntar os ovos e as claras de ovo e mexer bem. Numa frigideira anti-aderente ou untada com um pouco de azeite ou óleo de coco colocar 1/4 da massa deixar cozinhar durante cerca de 2 ou 3 minutos até que seja possível virar o crepe. Deixar cozinhar mais um pouco do outro lado e repetir para os restantes crepes!

 

O recheio pode ser o que quiserem, eu usei salada de canónigos e rúcula, atum e queijo ricotta. De consistência ficaram um pouco moles (para a próxima experimento com menos brócolos ou mais ovos/claras) mas o sabor ficou uma maravilha!

 

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Camarão salteado com espargos e brócolos

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 Ingredientes para duas doses:

  •  350g de miolo de camarão
  • 1 molho de espargos
  • cerca de 150g de brócolos
  •  temperos (sal, azeite, pimenta, tomilho, limão)

 

Numa frigideira com um pouco de azeite colocar os camarões temperados com sal e um pouco de pimenta e deixar cozinhar. Quando estiverem praticamente prontos reservar. Colocar mais um pouco de azeite e juntar os brócolos e os espargos previamente lavados e partidos em pedaços. Juntar um pouco de tomilho e saltear os legumes. Quando estiverem quase prontos juntar o camarão e envolver. Juntar um pouco de sumo de limão e está pronto! 

Algumas refeições da semana #68

Pequeno-almoço

 

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Ovo e claras de ovo cozidas + batata doce

 

 

 

 

 

 

 

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Pão de quinoa (sem glúten da Miolo) + banana com canela + manteiga de amendoim

 

 

 

 

 

 

 

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Batata doce + ovo cozido + fiambre de peru sem lactose

 

 

 

 

 

 

 

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Ovo e claras de ovo mexidas + fiambre de peru sem lactose

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche

 

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Salada com queijo mozzarela light

 

 

 

 

 

 

 

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Laranja + manteiga de amendoim

 

 

 

 

 

 

 

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Maçã + manteiga de amendoim

 

 

 

 

 

 

 

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Presunto + rúcula + tomate cherry

 

 

 

 

 

 

 

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Snacks na praia! Maçã + cajus

 

 

 

 

 

 

 

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Figos + amêndoas

 

 

 

 

 

 

 

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Queijo mozzarela light + palmito + rúcula

 

 

 

 

 

 

 

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Presunto + tomate cherry + beterraba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Refeição principal

 

 

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Sardinhas assadas com salada (almoço fora!)

 

 

 

 

 

 

 

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Salada de atum num bar de praia 

 

 

 

 

 

 

 

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Salada de frango com palmito

 

 

 

 

 

 

 

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Frango assado de churrasco com salada de tomate cherry e palmito

 

 

 

 

 

 

 

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Sushi!!! Ou melhor sashimi :-)