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Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

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Coisas fit que eu como #21

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Sabiam que as Sementes de Chia são consideradas um dos alimentos funcionais mais saudáveis e completos?

 

As suas principais componentes são:

  • Ómega 3 - tem mais ómega 3 do que qualquer outra fonte natural, muito maior do que a linhaça ou o salmão
  • Cálcio -  tem cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca
  • Magnésio - possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes 
  • Fósforo -  três vezes mais do que no espinafre
  • Proteínas - é uma fonte de proteína completa que fornece os aminoácidos essenciais que precisamos
  • Fibras - a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais.

 

Outros dos seus benefícios são:

  • Causam saciedade devido ao elevado teor de fibras, o que nos leva a ficar satisfeitos mais rapidamente e durante um período mais longo
  • As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, limpando o organismo e retendo parte da gordura presente nos alimentos
  • Equilibram o açúcar no sangue
  • Reduzem o colesterol e os triglicéridos
  • Ajudam na formação óssea e na prevenção do envelhecimento precoce
  • Melhoram a imunidade do organismo;
  • Eliminam as gorduras e toxinas do corpo;
  • São fornecimento de energia e fortalecimento muscular
  • Ajudam ainda na prevenção dos diabetes e doenças cardiovasculares

 

Assim como as outras sementes há que ter cuidado na quantidade de chia que ingerimos uma vez que devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia de sementes de chia possui aproximadamente 75 calorias.

 

A chia pode ser consumida de diversas formas, pode ser misturada com iogurtes, frutas, saladas, em panquecas, etc. Podem comprar em qualquer hipermercado.

 

 

 

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