Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Como ler um rotulo de um alimento #3

E depois dos hidratos de carbono temos as proteínas!

 

As proteínas são responsáveis pelo crescimento, manutenção e reparação dos órgãos, tecidos e células do nosso organismo. São bastante importantes devido à sua função construtora e reparadora. Uma alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, especialmente quando aliada à prática de exercício físico. 

As proteínas encontram-se em alimentos de origem animal e vegetal, sobretudo no leite, iogurte, queijos, ovos, carnes, aves, pescado e leguminosas secas (feijão, grão de-bico favas,...). 

 

proteinas.jpg

 

E do grupo dos macronutrientes por fim temos as gorduras (ou lípidos) que também são uma fonte de energia para o organismo. No entanto é preciso ter em atenção que enquanto que 1g de hidratos de carbono e 1g de proteínas contêm 4 calorias, 1g gordura tem 9 calorias. Ou seja, o seu consumo de gordura em excesso para além do aumento de peso pode também ser causar doenças cardiovasculares.

A gordura existe em alimentos de origem animal e vegetal: manteiga, banha, toucinho, natas, gema de ovo, gorduras de constituição das carnes, aves e pescado, azeite, óleos, margarinas, frutos secos e alguns frutos tropicais (pêra abacate, coco,..).

 

gorduras.jpg

 

A gordura por si só não é prejudicial para a saúde, até muito pelo contrário, é um importante nutriente com uma função essencial no nosso organismo. Por exemplo, as reservas de gordura protegem os nossos órgãos internos e algumas gorduras  são essências para a produção de hormonas. O que é prejudicial é o consumo exagerado de determinados tipos de gordura e insuficiente de outros! 

 

Existem dois tipos de gorduras: as gorduras saturadas e as insaturadas que por usa vez se dividem em monoinsaturadas, polinsaturadas e gorduras trans.

 

Os alimentos ricos em gorduras saturadas ou gorduras trans são um dos principais responsáveis pelo aumento do colesterol e doenças cardiovasculares por isso devem ser evitados. Existem em alimentos como a carne, charcutaria, produtos processados, leite gordo e derivados. Em caso de dúvida prefiram os alimentos de origem vegetal em vez de animal.

Devemos por isso minimizar o consumo destas gorduras e dar preferência às gorduras monoinsaturadas (azeite, óleos de frutos secos, amendoim, abacate) e polinsaturadas (alimentos ricos em ómega 3 e 6: salmão, atum, sementes linhaça, sementes de girassol, etc). Estes sim são os tipos de gordura que são essenciais na nossa alimentação e que diminuem a produção e absorção do colesterol e são fundamentais para a estruturação das células.

 

Quando a informação das gorduras é apresentada em detalhe no rótulo tenham em atenção o tipo de gorduras que o alimento contém e já sabem que deve conter essencialmente gorduras insaturadas (mono e polinsaturadas). Em termos de gorduras totais, estas devem ser inferiores a 10/15g por cada 100g de alimento.

 

Mais algumas dicas no próximo post!