Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Desafio Paleo!

paleo2.jpg

 

No passado sábado assisti a um workshop sobre a Dieta do Paleolítico, mais conhecida por Paleo. Para quem está agora a pensar mas que raio é o Paleo esta é a definição do senhor que a inventou, o Dr. Loren Cordain: “Dieta para a qual a nossa espécie está geneticamente adaptada. A nossa saúde é optimizada quando consumimos carnes magras, peixe, marisco, frutas frescas e legumes, em vez de cereais, lacticínios, açúcares e óleos refinados,e alimentos processados.” 

 

Basicamente é dieta do homem das cavernas uma vez que tem como base evitar todos os alimentos que não estavam disponíveis para os seres humanos naquela época.

 

“Dieta para a qual a nossa espécie está geneticamente adaptada. A nossa saúde é otimizada quando consumimos carnes magras, peixe, marisco, frutas frescas e legumes, em vez de cereais, laticínios, açúcares e óleos refinados, e alimentos processados.”


paleo.jpg

 

Já tinha ouvido falar sobre esta dieta há bastante tempo e já li muita coisa sobre o assunto. Acho interessante o conceito e percebo parte dos fundamentos mas acho que é uma dieta de difícil adaptação e que não sei se a conseguiria adaptar como estilo de vida. No entanto como me interesso bastante por todos estes temas relacionados com alimentação saudável resolvi inscrever-me neste workshop. E foi bastante interessante saber mais sobre o tema, clarificar algumas dúvidas sobre alimentos permitidos ou não permitidos (há tanta informação diversa na internet que uma pessoa fica confusa!) e pela partilha de experiências entre as pessoas que também assistiram ao workshop.

 

Continuo com a mesma opinião, acho muito difícil conseguir adaptar-me a um estilo de vida paleo, no entanto acho que esta pode uma boa base para uma alimentação saudável fazendo algumas adaptações, ou seja, introduzindo alguns alimentos que não permitidos pela dieta.

 

O que eu não esperava era que no final do workshop um desafio nos esperava... e o desafio era nada mais nada menos que duas semanas a seguir a dieta do Paleolítico com direito apenas a uma refeição livre. O desafio era apenas para quem quisesse claro e a minha primeira reacção foi pensar que eu não ia fazer aquilo, que não dava para mim... mas comecei a ver os outros a fazerem a sua avaliação física (sim porque é um desafio a sério com medição do peso, percentagem de massa gorda e massa muscular e novamente daqui a duas semanas) e o bichinho do desafio começou a falar mais alto e pensei, "caramba são só duas semanas, não vou morrer porque não posso comer arroz e o iogurtes certo?!" É o que vamos ver! Falei no arroz e nos iogurtes porque são os alimentos que consumo diariamente e que me vão fazer mais falta... 

 

Os posts fits vão continuar mesmo não sendo paleo, mas certamente vou publicar algumas receitas paleo! Também vão ver algumas alterações nas refeições da semana

 

O desafio começou no domingo (sábado ainda tirei a desforra e comi iogurte ao lanche e arroz ao jantar!) e termina sábado, dia 11 de Abril,quando faremos nova avaliação. Até agora tudo tranquilo mas vou-vos mantendo actualizados e depois divulgo os resultados! 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.