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Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

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Desafio Paleo... o resultado!

Como vos tinha falado aqui e no resultado de workshop que fui, estive a fazer um desafio de duas semanas a seguir a dieta do Paleolítico!

Paleo-Diet-feature.jpg

 

O desafio terminou este sábado mas antes de partilhar os resultados, ou seja a diferença da avaliação física este sábado comparativamente com a de há duas semanas, vou falar bocadinho de como foram estas duas semanas, das dificuldades que senti, dos resultados ou não resultados que vi sem a avaliação física, etc.

 

O desafio não me custou propriamente, embora com uma grande quantidade de restrições (não poder comer lacticínios, cereais e leguminosas) foram duas semanas que passaram sem grande sofrimento. 

No entanto tive que fazer algumas adaptações à minha alimentação normal e o primeiro desafio começou logo pelo pequeno-almoço! Quem conhece o Paleo ou o tipo de alimentação que as pessoas que seguem esta dieta fazem, sabe que o que comem ao pequeno-almoço é basicamente o que comeriam a uma refeição como almoço ou jantar. Confesso que não experimentei pois não me sinto preparada para comer carne ou peixe logo quando acordo! A alternativa mais comum no Paleo é o consumo dos ovos, à qual eu aderi alguns dias, em especial os que estaria em casa na hora de almoço e como tal poderia controlar melhor a alimentação que iria fazer. Como nos dias de trabalho almoço na cantina nunca optei pelos ovos de manhã pois poderia ter a necessidade de comer omolete ao almoço como alternativa aos outros pratos disponíveis. Não me restavam muitas alternativas... e lá voltei eu aos sumos/batidos detox com fruta e vegetais, geralmente com espinafres, pepino, duas frutas que variaram entre kiwi, morangos, frutos vermelhos, banana e pêra. Ao sumo adicionei sempre canela para cortar o sabor dos vegetais e também algumas sementes (linhaça, chia ou cânhamo, etc).

paleo-diet-foods.jpg

 

O lanche do meio da manhã também teve que ser alterado. Como falei aqui o meu lanche costumava ser sempre um iogurte natural com linhaça, chia e canela. Ora sendo que os lacticínios não são permitidos no Paleo o iogurte estava fora... e foi substituído quase sempre por cenouras cruas! O almoço apenas precisou de uma adaptação, eliminar o arroz, substituir por vegetais sempre que possível e reforçar a dose de salada que já consumia sempre. O lanche da tarde e quase sempre pré-treino foi essencialmente composto por uma peça de fruta (geralmente maça) e pão de banana Paleo (receita aqui) ou panquecas de farinha de coco (receita aqui). O jantar foi a refeição mais fácil pois manteve-se ao que era habitualmente uma vez que já não costumo consumir hidratos de carbono à noite (pelo menos durante a semana), com algumas excepções em que como batata doce.

 

A diferença mais evidente e que notei logo ao fim da primeira semana ou mesmo nos primeiros dias, foi a ausência de inchaço abdominal e a barriga mais lisa do que alguma vez tive... esta foi sem dúvida a grande alteração que senti e que muito provavelmente se deveu à ausência dos lacticínios e talvez dos cereais também.

 

A nível da avaliação física a coisa não foi assim tão evidente, ou supostamente não foi tão bom poderia ter sido mas porque cometi alguns erros que já vos explico quais foram. Basicamente e falando apenas de dois indicadores, tive um aumento de 200g de peso e uma redução de massa gorda de 0,6% nestas duas semanas. Não foi um mau resultado, até porque o peso é o que menos importa, uma vez que a massa muscular pesa mais que a massa gorda, e neste momento não tenho peso para perder, apenas massa gorda para diminuir e esta poderia ter diminuído mais.  

Dois factores poderão ter sido determinantes nestes resultados e será algo a alterar num próximo desafio do género, e foram eles a quantidade de fruta consumida por dia, que aumentei devido à minha dificuldade de o que comer ao pequeno almoço, e possivelmente também a quantidade de frutos secos que embora não tenha consumido em grandes quantidades poderei ter passado a dose diária desejada.

Como já tinha partilhado não tenciono fazer do Paleo um estilo de vida e como tal estou gradualmente a voltar à minha alimentação normal com algumas adaptações mas isso fica para outra conversa!

No entanto não digo que não repetirei o desafio ocasionalmente por uma ou duas semanas até porque acho bastante eficaz este tipo de alimentação se quisermos eliminar o inchaço abdominal e ficar com uma barriga mais lisa!

 

Se quiserem saber mais sobre o Paleo vejam o site http://thepaleodiet.com do senhor que a inventou, o Dr. Loren Cordain.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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