Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

Um blog mais ou menos fit

Este é apenas um espaço de partilha de algumas coisas do meu dia-a-dia, alimentação, desporto.... coisas mais ou menos fit :-)

O adeus à lactose...


images.jpg

 

Antes de ir de férias marquei um teste de intolerância alimentar. Quando regressei fiz o teste... e com muita pena minha revelou intolerância à lactose. Não foi grande surpresa porque quando fiz o desafio do Paleo no qual deixei de consumir productos com lactose um dos resultados que tive (ver aqui) foi a ausência de inchaço abdominal e a barriga mais lisa do que alguma vez tive... muito provavelmente estava relacionado com os lacticineos.

  

A lactose é um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. 

A intolerância à lactose é a condição que se refere aos sintomas decorrentes da mal digestão da lactose. Esta situação ocorre quando o organismo não produz lactase suficiente, uma enzima que tem como função dividir a lactose nos seus componentes mais simples, permitindo a sua absorção para a corrente sanguínea. Quando esta deficiência se verifica, a lactose permanece “inteira” no intestino, causando desconforto abdominal, dor, diarreia,náuseas, flatulência e/ou inchaço abdominal.

 

Na verdade eu sinto por vezes algum desconforto abdominal e inchaço também como referi acima. Sendo assim e como já devem estar advinhar vou deixar a lactose durante pelo menos 3 meses, que é quando vou repetir o teste de intolerância alimentar. 

Vão começar a ver algumas alterações nas minhas comidas da semana pois há bastantes mais alimentos que contêm lactose do que apenas o leite e os seus derivados... sabiam por exemplo que as batatas fritas de pacote têm lactose?! Eu não sabia!

 

 

Entretanto ainda a estou a descobrir e a procurar as alternativas que existem no mercado e vou começar a partilhar algumas delas aqui no blog!

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Patricia 16.03.2016 22:09

    Olá Ângela! Mas só sentias isso com os iogurtes líquidos? Mas concordo, devemos comer aquilo que nos faz sentir bem :-)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.